Origens: Rapunzel



(https://www.keithparkinson.com/product/rapunzel-original-painting/)




A verdadeira história por trás de Rapunzel tem origem em alguns contos italianos, franceses e posteriormente alemães. Originalmente ela é chamada de Persinette (conto francês) e Petrosinella (conto italiano) e só depois essas histórias chegaram à Alemanha e os Grimms criaram as suas versões. 

Em 1637 Giambattista Basile escreveu Petrosinella que deriva de Petrosine e significa salsa. Já em 1697 Charlotte Rose de Caumont de La Force escreveu a sua versão francesa. Na versão italiana Rapunzel também tem um significado de um tipo de alface.

Na primeira versão, da Petrosinella, temos uma mulher grávida com desejo de comer salsa da vizinha que é uma ogra feiticeira, ela rouba e come, a ogra descobre e diz muito zangada que ela terá que pagar com a sua filha.Quando a menina nasce é chamada de Petrosinella pois a mãe estava com um ramo da planta consigo. A garota cresce e quando esta completa 7 anos, a ogra pede que sua mãe cumpra a promessa. A menina é levada, então para uma torre em um bosque ficando lá por anos. Ela cresce e se torna uma linda jovem com cabelos grandes e brilhosos, pelo qual a ogra sobe para falar com a jovem, até que um príncipe a avista do alto da janela e se apaixona. Eles começam a conversar através de gestos e pelo olhar. Eles resolve quem irão se vê e o príncipe acaba subindo pelos cabelos da Rapunzel até o seu quarto, durante a noite, e isso se repete algumas vezes até a ogra desconfiar e ouvir buxixos da vila. Porém, para fugir a jovem precisaria de 3 nozes, o príncipe consegue essas nozes e eles fogem. Todas as pessoas começam a gritar avisando do casal fugitivo e a ogra vai atrás deles.  A jovem joga a primeira noz que se transforma em um cachorro pronto para atacar, em direção a ogra, quando a ogra consegue acalmar o cão com um pedaço de pão. A segunda noz se transforma em um leão e a ogra consegue amedrontá-lo vestindo uma pele de burro. Na terceira noz a ogra não consegue ser tão rápida e acaba sendo devorada pelo lobo. O casal vai para o reino do príncipe se casam e são felizes.

Na versão francesa temos a história mais diferente a  jovem é órfã e foi criada por uma bruxa em uma torre bem alta. Seus longos cabelos eram mágicos e a jovem os usava para voar pelo reino, escapando de casa e indo às festas.
Em uma dessas escapadas, conheceu um belo moço, por quem se apaixonou. Assim, o casal passou a se encontrar todos os dias e Persinette engravidou. Então, a bruxa, que já desconfiava da gravidez da filha adotiva há algum tempo, encontrou os jovens juntos na torre, cortou os cabelos de Persinette e empurrou o moço pela janela. No entanto, os cabelos, que eram mágicos, salvaram o amado da queda. Então, juntos, Persinette e seu namorado mataram a bruxa e passaram a morar na torre.


Os grimms também têm a sua versão e é a mais conhecida e adaptada, nela temos um casal logo no início, na qual a esposa fica doente de desejo pela planta Rapunzel e o marido acaba por roubar a planta da casa da bruxa esta muito zangada descobre e pede a filha do homem em troca da sua vida, ele aceita e quando Rapunzel nasce é levada para morar com a bruxa. Ao completar 12 anos a menina é lavada para uma torre no meio da floresta. Com a voz doce e linda Rapunzel canta do alto da torre e quando um jovem príncipe passeando ouve a voz fica encantado querendo saber de quem é a voz. Descobre que a bruxa sobe para falar com Rapunzel através dos cabelos da jovem e a noite ele a chama para que jogue seus cabelos. Rapunzel ao se deparar com o homem se assusta, mas logo fica feliz, pois conhece alguém gentil e que parece ser bom. Eles acabam por se apaixonarem e se encontram as escondidas todas as noites pensando em uma forma de fugirem trançando lãs para fazer uma escada. Contudo, certo dia, a Rapunzel pergunta para a bruxa porque ela era tão difícil de subir enquanto o príncipe era mais fácil? A bruxa com raiva da traição corta o cabelo de Rapunzel e a manda para o deserto, à noite quando o príncipe sobe enganado pelos cabelos na torre da de cara com a bruxa e percebe que Rapunzel não está ali, assustado pula e se fere na queda com os espinhos em seus olhos ficando cego e vagando durante anos até encontrar com a voz da bela Rapunzel que está com filhos gêmeos e quando ver o seu amado corre e começa a chorar sobre ele, com suas lágrimas ela cura a cegueira do príncipe e após o reencontro eles voltam para o reino e são felizes por muitos e muitos anos.
Ainda temos as versões dos filmes animados da Barbie como Rapunzel e Enrolados versão da Disney.





Livro: Contos de fadas- Grimm Perrault Andersen e outros
Livro; Contos de fadas em suas versões originais 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: O ROUBO EM TRÊS ATOS - PAOLA ALEKSANDRA

Resenha: Imperfeitos - Christina Lauren