Resenha: Volte para Mim - Paola Aleksandra
Um amor que liberta
Finalmente li o incrível, encantador e primeiro livro da Paola Aleksandra, Volte para Mim. Um romance de época arrebatador sobre recomeços, família, sonhos e amor na sua essência.
Somos apresentados a Brianna, uma jovem mulher sonhadora que retorna à sua casa depois de 11 anos longe de sua família e amigos. O momento de retorno é bem doloroso e cheio de dúvidas para Bri e toda sua família e o reencontro traz uma nova construção de vínculos muito emocionante. Vemos como ela sente-se perdida e com medo das reações de entes tão queridos e o quanto o perdão é fundamental para seguir em frente e verdadeiramente recomeçar.
A relação familiar é muito bem trabalhada temos belíssimos momentos de reencontros sendo narrados. Um drama familiar muito triste sendo desenvolvido, afinal um personagem da família tem um problema de saúde e é por isso que a protagonista volta e percebe tudo diferente, novos espaços e decorações, novos empregados. O mais legal é que, apesar do medo, ela é de certa forma bem acolhida, porque aquela também é a casa dela, apesar de não ser tão fácil em alguns momentos.
Ao longo do livro no início de cada capítulo temos trechos de cartas cheia de sentimentos que nos mostram como a Brianna estava nesses anos longe de casa e também temos alguns capítulos do passado quando a Bri era uma jovem e descobre o que ela teria que fazer por conta do nome de sua família e logo percebe que não estava preparada para assumir certas responsabilidades e escolhas não realizadas por ela e decidi, então, fugir para se encontrar, vivenciar suas próprias experiências e descobrir seus sonhos.
Claro que também temos um romance envolvente e profundo sendo contado. O Desmond é o melhor amigo da Brianna desde pequeno, pois suas famílias se conhecem e são amigas de longa data. Vemos como essa interação entre eles é desenvolvida de amigos eles se descobriram amantes e, mais do que isso, apoiadores dos sonhos um do outro. Quando ela retorna vemos que toda relação está marcada por desencontros, pequenas brigas, mágoas e mal entendidos. E aguardamos para que tudo se acerte entre eles à medida que vamos descobrindo mais sobre o relacionamento vamos amando ainda mais o casal e torcemos por eles do início ao fim (e que fim).
Os personagens secundários são tão cativantes e importantes para trama que parecem principais, mérito todo da autora que integrou toda história de maneira singela, delicada e viciante, com momentos lindos e marcantes. A narrativa é em primeira pessoa que nos ajuda a entender ainda mais os sentimentos e desenvolvimentos trazidos pelos personagens que são extremamente fortes e reais.
Amei a descrição das paisagens e locais que me transportaram para Londres, Durham e Escócia sem sair de casa, foi uma experiência incrível, me senti deslumbrada pelos jardins. A escrita é poética, envolvente, recheada de significados e lição de vida sobre o poder e força de nossos sonhos, do amor, do autoconhecimento, do perdão. A história é linda, emocionante, encorajadora, e ainda temos toque de diversão em várias partes do livro e muitas passagens marcantes(meu livro ficou cheio de marcadores)
Só posso agradecer a Pah por nos presentear com esse romance apaixonante e tão arrebatador que se transformou em um dos meus livros favoritos e a fez entrar para minha listinha de autoras mais do que especiais.
Amei tanto que fiz até uma playlist especial para história com músicas que me inspiram e se relacionam com as temáticas abordadas no livro.
Comentários
Postar um comentário