Resenha: Livre para Recomeçar - Paola Aleksandra

 


Sinopse: Anastácia carrega na pele as marcas deixadas por um casamento odioso. Em sua última noite como uma mulher livre, ela perdeu o controle do seu futuro e acabou presa no famoso hospício para alienados do Rio de Janeiro. Mas agora, três anos após sua internação, Anastácia precisará enfrentar o passado e descobrir como recomeçar. Quem ela escolherá ser longe do peso do título de Condessa De Vienne?

Benício de Sá é conhecido como o Bastardo do Café. Lutando diariamente contra a opressão do pai – um dos mais poderosos cafeicultores do Brasil – ele encontrou na construção cívil a oportunidade perfeita de mudar seu futuro e deixar uma marca no mundo. Contudo, enquanto a Empreiteira de Sá conquista o cenário carioca, Benício continua preso ao passado e às marcas que carrega na alma. Será que um dia ele conseguirá libertar-se por inteiro das garras do seu pai?

Anastácia e Benício se conhecem em meio à ruína, mas é durante a esperança de um novo começo que eles se reencontram. Agora resta saber se estão prontos para recomeçar.



MINHAS IMPRESSÕES 
Livre para Recomeçar é um romance de época nacional escrito pela Paola Aleksandra (@livrosefuxicos ) ambientado no Brasil no final do século XIX e traz a história da protagonista, Anastácia, vítima de um casamento abusivo que se ver presa em um hospício e após três anos consegue, finalmente, sair disposta a recomeçar.
O livro traz temáticas sociais bem relevantes como papel da mulher na sociedade, racismo, maternidade, trabalho escravo sendo trabalhadas de modo sensível, sem deixar o romance de lado, abordando também as amizades construídas, a força que os personagens encontram para viver uma nova realidade, apesar das dificuldades, além das referências de paisagens, locais, arquitetura e cultura do Rio de janeiro da época o que torna tudo mais rico. O mocinho, Benício, é um amor, apesar de marcas do passado e inseguranças, não deixa que esse passado o torne uma pessoa amarga, muito pelo contrário, ele consegue usar isso como força para lutar por uma nova realidade com foco no respeito e amor. Os demais personagens também são fundamentais para trama e em alguns momentos roubam a cena, cada qual com sua história e superação. A narrativa é fluida, sob ponto de vista dos dois protagonistas, o que torna a história ainda mais dinâmica e verdadeira carregada pelo contexto histórico, com pitadas de suspense, bem como drama e romance característicos da autora.
A mensagem trazida no final é sobre acreditar nos sonhos com a esperança de dias melhores, sem esquecer que todos podem recomeçar.

Trechos: "Só que agora entendo que meu papel não é impedi-la de seguir em frente, mas sim convencê-la a querer ficar comigo. Escolha qualquer lugar do mundo, mas deixe estar ao seu lado".

"Sempre serei mais do que uma mulher maculada pelas mãos do marido. Porque, apesar de tudo, escolhi ser luz, música e amor".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: O ROUBO EM TRÊS ATOS - PAOLA ALEKSANDRA

Resenha: Imperfeitos - Christina Lauren