Reflexão: Por que compro tanto e não leio?

 


Eu fico pensando se eu vou conseguir dar conta de ler nem que seja um quarto de todos os livros que eu tenho, tanto os físicos quantos os e-books (principalmente esses). Nem consigo contabilizar a quantidade de histórias que eu acumulei ao longo desses anos. Claro que fico feliz porque eu tive a oportunidade de comprar mais livros, de ter acesso a mais histórias e de saber que eu tenho possibilidade de conhecer inúmeros personagens, locais e autores através desses, uma vez que não tinha tantas condições de comprar livros quando criança e adolescente. A maioria que eu lia era emprestado de amigos, parentes ou bibliotecas, é bem significativo o fato de conseguir adquirir esses livros principalmente porque todos foram comprados aos poucos, coisa que continuo fazendo, mas nunca tive vontade de ter uma estante enorme cheia de livros, o meu maior propósito sempre foi de conhecer essas histórias e lê-las, muito mais do que ter um acervo desses produtos.

Entendo completamente quem tem essa vontade, é incrível a sensação que um livro físico provoca, a experiência de leitura é outra e para mim é até melhor em certas ocasiões, mas esse acúmulo de livros nunca foi meu objetivo e para mim não tem sentido eu comprar algo e não usar, no caso, não ler. Da minha parte que não sou uma pessoa consumista em nada na vida, acho que os livros talvez seja a única coisa que gosto e sinta verdadeiro prazer em comprar, fico me questionando o peso que isso tem nas minhas leituras atuais e na minha relação com os livros.
Ultimamente ando analisando o porquê desse acúmulo, e em como posso aproveitar as histórias encalhadas na estante, seja física ou virtual. Às vezes, me causa certo incômodo e desperta até mesmo uma ansiedade em pensar que já tenho muitas histórias pendentes, mas ainda assim "preciso" comprar mais livros e percebo que cada vez mais tenho histórias paradas, sem ler e me pego perguntando se não me perdi um pouco na minha prioridade que é a leitura no final das contas.

O que me conforta é saber que os livros físicos que eu tenho e os que ainda pretendo comprar, sei que em grande maioria vou gostar, que têm um significado importante para mim  ou porque as histórias conversam comigo de uma forma mais especial ou pelos autores que gosto de apoiar. Já com relação aos e-books é um pouco diferente, o número de não lidos é gigante,  não para de crescer ainda que eu leia quase todos os dias. Em todo caso, isso aqui é  um lembrete de que eu já tenho muita história boa em mãos e ainda que eu continue comprando um ou outro livro, como sempre fiz em momentos específicos, quero começar a aproveitar as incríveis histórias que eu tenho certeza que eu já tenho aqui sem deixar a ansiedade por comprar cada vez mais livros  me dominar.

Ainda não tenho uma resposta para pergunta do título dessa postagem, mas quero dizer aos meus livros encalhados que vou olhar com ainda mais carinho para vocês e não vejo a hora de lê-los.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: O ROUBO EM TRÊS ATOS - PAOLA ALEKSANDRA

Resenha: Imperfeitos - Christina Lauren