Origens- A Princesa e o Sapo – Grimm


(créditos: fatos desconhecidos)

A história da princesa e o sapo está no inconsciente coletivo da nossa infância, principalmente para nós, meninas, que crescemos ouvindo que sapos podem se transformar em príncipes após um beijo, o que de acordo com a história original não acontece nem em sonhos.
Também chamada de O Rei Sapo ou Henrique de Ferro, nesse conto dos irmãos Grimm conhecemos uma bela princesa, a mais nova das irmãs, que um belo dia resolve brincar na floresta do castelo no qual vive com uma bola dourada em uma dessas brincadeiras a bola escapa de suas mãos para cair em um  lago fundo, como não conseguiu  pegar a bola de volta desatou a chorar  e de repente ouviu uma voz perguntando o porquê de todo sofrimento. Assustada a princesa percebe que a voz vem do sapo asqueroso e diz o motivo de seu pranto, o sapo então diz que poderia pegar a bola de volta com a condição de receber algo em troca, a princesa aceita sem nem pensar duas vezes e oferece todas as jóias, vestidos e até a coroa. Porém o sapo queria na verdade a companhia da princesa, queria que fossem amigos e que essa desse comida e abrigo para ele. A princesa ansiosa com para ter sua bola de volta prometeu tudo que o sapo queria, porém não acreditava que um sapo pudesse ser amigo de um humano muito menos de uma princesa e assim que pegou sua bola foi embora sem dizer nada e deixou o sapo para trás coaxando e pedindo que o esperasse.
No dia seguinte, o sapo foi atrás da jovem e chamou sua atenção enquanto essa fazia sua refeição em torno de sua família. O rei ao ouvir o sapo pediu uma explicação e a filha o contou da sua promessa e que não pretendia cumpri-la, porém o rei deixou claro para sua filha que as promessas deveriam ser realizadas e pediu que o sapo entrasse e sentando à mesa começou a pedir sua comida, a jovem não aguentou e se retirou indo ao seu quarto e o sapo foi atrás também querendo se unir à dama. No quarto a princesinha já estava preparada para dormir quando o sapo pediu para deitar-se junto a ela, não suportando mais ela pegou o sapo e o tacou na parede com toda raiva e indignação e então nesse momento o sapo foi se transformando em príncipe esse a contou que foi transformado por uma bruxa má e que só a princesinha detinha o poder de quebrar o encanto. Dormiram juntos e decidiram que na manhã seguinte partiriam para o reino do jovem rei.
Na manhã seguinte chegou Henrique na carruagem do rei, este tão aflito pelo que tinha acontecido com seu amo colocou em torno de seu coração 3 aros de ouro para que não se acabasse de dor, e conforme iam viajando de volta para o reino junto com a princesa ouvia-se um estalo dos aros se quebrando do coração de Henrique que estava feliz com  o desfecho do seu rei.
A temática envolvida nessa história é sobre honrar as promessas que fazemos devendo e cumpri-las. Mas algo que me incomodou bastante foi o fato da princesa não querer fazer o que havia prometido, sendo bastante egoísta, mostrando ser diferente das princesas que acostumamos a ser apresentadas. E obviamente a história não teve nenhum beijo, o que foi bom, eu provavelmente não beijaria um sapo assim, o que me leva a reflexão de que algumas mulheres acreditam poder mudar os namorados, ou parceiros e fazer deixá-los de ser “sapo” quando na verdade é preciso de muito mais esforço individual para que alguma mudança realmente aconteça e não depende só da gente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESENHA: O ROUBO EM TRÊS ATOS - PAOLA ALEKSANDRA

Resenha: Imperfeitos - Christina Lauren